Querer, poder e conseguir em nome de Jesus!

O meu Deus é o Deus do Impossível

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A teoria da prosperidade tem respaldo bíblico?

A teoria da prosperidade tem crescido a cada dia nas igrejas. Umas a favor, que buscam respaldo bíblico, outras absolutamente contra, dizendo que é uma estratégia de pregação. Afinal, quem realmente tem razão? Em entrevista o pastor Kramo da Igreja União em Cristo na Taquara.

A teoria da prosperidade é bíblica?
Ao meu ver ela não é bíblica, pois é uma teoria que exclui totalmente a pessoa que não tem bem financeiros, humilha a pessoa de certa forma, impulsiona as pessoas a acumularem bens ao invés de repartir. Então eu não concordo com esta teoria.

Por que existem tantos evangélicos pobres?
O próprio Jesus Cristo disse certa vez quando Judas viu a Maria derramando aquele ungüento sobre Jesus, dizendo: “Jesus isso poderia ser vendido e repartido entre os pobres”. Então Jesus disse: “Os pobres sempre estarão no meio de vocês”. Ele admitiu que haverão pessoas pobres, então quem somos nós para irmos contra a palavra de Jesus?

A pobreza é sinônimo de humildade?
Nem sempre pobreza é humildade. Porque podem existir várias razões que podem levar pessoa a pobreza. Conheço pessoas que foram abençoadas por Deus, que receberam muitos bens, mas não souberam administrar o que receberam e depois se encontraram na pobreza.

Por isso que são poucos os membros que prosperam?
Com certeza. Sempre falo uma coisa; além da pessoa ser dizimista e ofertante, ela também tem que saber administrar os seus bens, ela tem que saber lidar com esse mundo consumista, cujo o próprio sistema leva a pessoa a pobreza. A pessoa tem que ter discernimento da forma como vai administrar seus bens. E reconhecer também o nível social que ela tem que se adequar.

Os grandes homens de Deus do passado (no velho testamento, eram homens prósperos. Que conquistaram tamanha prosperidade, depois de obedecerem à voz de Deus. O que acontece nos dias atuais onde vemos tanta pobreza? É por causa da desobediência? A prosperidade está ligada a obediência?
Prosperidade está ligada a obediência! Nem todo mundo neste mundo será próspero. O que Jesus nos prometeu, foi nos dar o necessário!

Por que o povo evangélico, é um povo que possui pouca cultura e trabalha mais como servo do que como cabeça. A igreja ensina isso?
A igreja não ensina isso. A própria bíblia não ensina isso. Nós temos o exemplo de Jacó que o sogro quis dar um salário muito grande para que ele permanecesse trabalhando com ele. E Jacó definiu o seu salário. Se foi e Deus o abençoou em tudo. O povo de Deus tem que saber que em suas mãos há bênção do Senhor e se ele quiser ser cabeça ele tem que permanecer obediente aí Deus vai prosperar os seus caminhos.

O que Jesus quis dizer quando mencionou que dificilmente um rico entraria no reino de Deus?
Ele quis dizer que se rico se apegar aos seus bens, trocando a sua segurança em Cristo pelo segurança de suas finanças ele não entrará no reino dos céus. Jesus tem que ser o maior tesouro do indivíduo, e não dos bens materiais.

Os valores espirituais, como buscar o reino de Deus e sua justiça estão esquecidos entre os da fé?
Com certeza. Muitas pessoas estão fazendo do evangelho um estilo de vida e não uma doutrina. Quando falamos de doutrina, significa que a pessoa busca a Deus para andar em conformidade com Ele independentemente se vai receber ou não alguma bênção em troca. Mas infelizmente essas pessoas não andam com Deus por aquilo que Ele representa para elas e sim pelo que podem vir a receber de Deus.

Por que alguns líderes tem melhoria de vida, andam com os melhores carros, melhores roupas, comem do bem e do melhor, quando o povo é dizimista fiel, mas andam a pé?
Amados irmãos, quando eu era membro de uma igreja, critiquei um líder e quero abrir meu coração aqui. Ele andava em um bom carro, tinha boas roupas. Mas eu não sabia a história dele. Aquele homem começou debaixo, orando pelo povo, chorando pelo povo. Ele liderava uma igreja humilde e Deus o abençoou. Por que ele não usufruiria das bênçãos que Deus deu para ele? Claro, este homem não pode escandalizar, mas a verdade é que se Deus o prosperou ele pode usufruir, mas com muita sabedoria. Agora, os membros também que recebem a Palavra de Deus, ministrada por este líder, se seguirem o caminho da mensagem, com certeza Deus vai abençoar através da fé e da busca intensiva desta pessoa.

E se mesmo assim, o membro sendo fiel, dedicado, zeloso e obediente não prosperar, ele pode se indignar contra Deus?
Não pode! Ele deveria se perguntar: O que está de errado na minha vida? Onde estou errando? O que preciso fazer mais, para alcançar a prosperidade? De repente é um pequeno detalhe que ele nunca atentou, é que vai fazer sua vida mudar. Por outro lado, eu creio de fato e de verdade nesse Deus que supre as necessidades e que prospera o caminho daquele que o seu coração não vai se apegar aos bens materiais.

Renata Tricárico Pires
Entrevista concedida em Abril de 2009

O cristão precisa de psicologia? Dra. Suely Barreto nos esclarece

Entrevista publicada no jornal ATUAL de Itaguaí - http://jornalatual.com.br/portal/?p=9655

Devido aos bombardeios diários, muitas pessoas estão sendo atingidas pela depressão e síndrome do pânico que são considerados o mal do século. E infelizmente e surpreendentemente, a igreja não está imune a isso. Por isso convei a psicóloga Suely Barreto, para esclarecer algumas dúvidas.

Renata Pires - Jesus é o maior psicólogo da humanidade. Sendo assim, dá para diferenciar a igreja da psicologia?

Dra. Suely Barreto - A psicologia tem muita haver com a igreja. Inclusive o início da psicologia foi exatamente com o confessionário, numa igreja católica, onde a pessoa fala e tem certeza do sigilo. Os passos que a psicologia segue, tem haver com a Bíblia no sentido da salvação, porque na psicologia a pessoa tem que reconhecer que tem um problema, tem que procurar ajuda para este problema e descobrir qual é este problema e liberar perdão para poder se curar. Então a gente pára e vê os passos da salvação; eu tenho que reconhecer que sou um pecador, tenho que procurar alguém que possa me libertar do pecado, aceitando Cristo com salvador e tenho que liberar perdão para as pessoas que me afetaram e aceitar o perdão de Deus. Então eu acho que a gente pode fazer esta analogia e trabalhar bem com estas duas coisas

Renata Pires - Muitas pessoas dizem que o crente não tem depressão ou que não pode sofrer de síndrome do pânico. Isso é um fato?

Dra. Suely Barreto - Não. Não é um fato, principalmente se você perceber, Jesus disse no Getsêmani: - Minha alma tem angústia e angústia de morte, e essa angústia é o pior tipo de depressão que existe. Então a depressão pode ser exógena (a pessoa tem uma perda e sofre por ela, mas com a ajuda da igreja, da oração e dos amigos, a pessoa chega à cura), e existe aquela que é endógena (ela é cerebral. Como se fosse um curto circuito na mente, que se não houver tratamento adequado, pode levar a pessoa ao suicídio). E preciso que haja o tratamento medicamentoso, psicológico e espiritual, os três andam juntos. Todas as coisas estão disponíveis aos homens.. O crente tem que orar e pedir para que Deus lhe mostre qual o melhor médico, pedindo sabedoria para dar o melhor diagnóstico e depois pedir a Deus que ajude naquela medicação. E quando você fica curado a glória é de Deus. Quando confio que Deus está agindo, tenho que lhe dar a glória.

Renata Pires - Dra, a senhora citou a passagem de Jesus no Getsêmani; Ele estava em depressão naquele momento?

Dra. Suely Barreto - Ele estava no mais alto grau de depressão. A depressão surge no momento em que a pessoa está consciente de que teve uma perda ou está tendo. A parte humana de Jesus estava lutando contra o Espírito, tanto que Ele disse: - Pai se for possível, passa de mim este cálice. A parte humana de Jesus já estava percebendo todo sofrimento que iria sentir. Algumas pessoas dizem que Ele não sentia dor. Sentia sim e muita dor. Cada chicotada daquela ou um pedaço de pele arrancada era muito dor como um de nós sentiria se estivesse lá. A situação de Jesus ali foi uma situação dolorosa, e Ele estava se entregando sabendo o que ia acontecer, e o pior de tudo que Lhe deu mais tristeza era saber que o momento que Ele estivesse na cruz, Deus se afastaria. Quando Ele disse: - Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? Porque Deus não tem comunhão com o pecado e Jesus naquele momento estava carregando todos os nossos pecados. Daí a sua depressão, de se sentir a perda do Pai naquele momento em que Ele estava sofrendo na cruz.

Renata Pires - Alguns pastores não aprovam que os membros de sua igreja procurem um psicólogo? Qual seu panorama quanto a isso?

Dra. Suely Barreto - Eu acho que é uma idéia errada, mas acho que isso está melhorando muito, graças até a rádio Melodia que tem permitido que a gente demonstre que existe a psicologia e existem aqueles que trabalham com psicologia e conhecem a Bíblia e a utilizam para ajudar as pessoas. Então os pastores têm que perceber que existe um determinado ponto que ele pode ir dali pra frente tem que ser um profissional. Do mesmo modo, se uma pessoa quebra a perna, o que ela faz? Fica orando para o osso voltar para o lugar? Não, imediatamente por está doente muito ela vai para o hospital procurar um médico, tirar uma radiografia e colocar um gesso ou fazer uma cirurgia. Por que então nós vamos nos preocupar com as medicações que vão auxiliar na dor da alma?

Renata Pires - O cristão pode buscar ajuda psicológica de um não cristão?

Dra. Suely Barreto - Bom, eu sei que existem bons profissionais, mas eu quero explicar o seguinte, não estou falando nada contra os meus colegas que não são evangélicos, mas quando nós somos evangélicos e vamos tratar um evangélico, nós sabemos tudo o que se passa por trás daquela dor que ele está sentindo, porque às vezes é uma dor de separação, de problema no casamento. Se a pessoa fala: - Ah, não estou fazendo a vontade de Deus, Deus gostaria que eu continuasse casado; para um psicólogo que não conhece a Bíblia, ele não tem percepção do que isso significa. É só essa a diferença, do fato do cristão saber o que significa a dor daquela outra pessoa porque ele conhece a Bíblia e conhece mais ou menos a doutrina de cada pessoa que vai ao seu consultório.

Renata Pires - A senhora têm atendido muitas pessoas, principalmente as mulheres. Em sua opinião as pessoas estão doentes da alma? E porque as mulheres são mais atingidas?

Dra. Suely Barreto - Porque a mulher é mais sensível, quando as coisas não estão indo bem, a primeira pessoa que sente e pede socorro é a mulher. É ela que recebe a maior carga emocional em um relacionamento, o homem às vezes vai levado pela mulher, mas em primeiro lugar é sempre ela quem procura socorro até mesmo do pastor, na situação de aconselhamento matrimonial. Às vezes não vai por vergonha ou porque o marido é obreiro da igreja, porque tem um cargo elevado, se ela for falar com o pastor, o marido não vai mais poder ser obreiro aqui; tem todo um contexto que eu digo que os de fora não entendem.

Renata Pires - Existem muitas pessoas dentro da igreja doente da alma, e ás vezes por causa do ministério, ela sente medo de procurar o pastor da igreja, então ela se fecha. Como a gente identifica uma pessoa que precisa de ajuda imediata?

Dra. Suely Barreto - Nossa igreja está cheia de gente doente, a igreja se preocupa muito com a cura do espírito, com a cura do corpo através da cura divina, o alcance da salvação, mas não se preocupa com a cura da alma, que é exatamente essa parte, porque a palavra psicologia vem de psique (alma) o estudo da alma. Jesus é o maior psicólogo, porque Ele é o autor, ele nos deu a alma, então Ele nos conhece, sabe perfeitamente tudo que precisamos. Dentro da Bíblia encontramos realmente receita para cura da alma, agora se aquela pessoa está afastada, triste, no canto, ou extremamente agressiva, uma mudança de comportamento; a gente tem que ter a sensibilidade e disponibilidade de chegar perto desta pessoa e perguntar: - Minha irmã o que está acontecendo? De repente é só uma oração, você faz uma oração com ela ou leva o caso para pastor ajudar de alguma forma, mas de repente aquela pessoa está realmente doente e precisa de um tratamento. Como vamos perceber isto? Se a pessoa está muito tempo triste sem motivo, porque quando tem um motivo é de fora para dentro ela teve uma perda entra em depressão e sai. Mais se não teve nenhuma perda, não teve nada, então isso é um sintoma que esta pessoa precisa de tratamento medicamentoso.

Renata Pires - E aquelas pessoas que não apresentam estes sintomas. Pelo contrário, estão sempre na igreja, é o chamado “pau para toda obra”?

Dra. Suely Barreto - Essas pessoas são mais difíceis de diagnosticar, mas mesmo assim a gente consegue porque são pessoas muito perfeccionistas, pessoas que cobram demais dos outros, você percebe uma neurose nessas atitudes que são incomuns. Porque é diferente uma pessoa estruturada de uma pessoa neurótica. A neurótica faz e quer que todos façam igual. Ele não admite que alguém seja diferente dele. Ele se acha sempre o melhor, os outros não valem nada. Isso não é nem um tratamento medicamentoso e sim psicológico mesmo, algo como infância difícil, um pai rígido, mãe castigadora. Isso tudo gera uma auto-estima baixa, relacionamento difícil com as pessoas, e até atrapalha o relacionamento dela com Deus.

Curiosidade: A Dra. Suely Barreto é da Igreja CBRIO - Barra, se formou em psicologia com graduação em psicologia clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e também trabalha com família, seguindo a linha rogeriana; (segundo ela a que mais se aproxima do evangelho), e está exercendo sua profissão há mais de 30 anos.

Crédito: Renata Tricárico Pires
Entrevista concedida em Outubro 2008

Entrevista com o Cantor evangélico Bira Santos

A maioria de suas canções é de adoração ao Senhor?
Eu procuro pedir a Deus esses louvores voltados à adoração porque quando Deus me chamou, eu era cantor de funk e hoje eu entendo que adorava a deuses estranhos e na verdade eu estava entristecendo meu Deus que tinha me feito um chamado. Agora eu prefiro oferecer louvores como shekinah e Quando o Senhor entrar. Procuro selecionar bastante os louvores porque eu acredito que o louvor é uma pregação, nós não apenas cantamos, estamos louvando a Deus então tem que ser uma palavra que edifique, leve a salvação e restauração de vida.

Você que compõe as músicas?
Sim. As letras são minhas.

De onde vem inspiração para fazer letras diferentes e que leva as pessoas a adorarem a Deus, se converterem e se libertarem?
Como o Pr. Niel pregou hoje, nós só podemos pregar o evangelho, o Espírito Santo é quem convence. E quanto aos louvores eu já sentei várias vezes para escrever e nunca consegui. Shekinah, por exemplo, Deus me deu no ônibus. Quando o Senhor entra, eu cheguei em casa estava conversando com minha esposa, fui tomar banho aí comecei a cantar. Outros cantores começaram a gravar. Graças a Deus que tem me dado este presente. Isso é uma bênção na minha vida. Uma experiência que eu nunca havia tido.

Fala um pouquinho do seu CD
Este é o meu primeiro CD chamado Deus é fiel, tenho três louvores que tocam na rádio melodia. Shekinah eu gravei com a Georgete Rocha. E agora Quando o Senhor Entra que é uma bênção na minha vida.

Como é sua rotina de trabalho?
Eu tenho a vida bastante agitada, graças a Deus eu sou bastante ocupado na obra do Senhor, pois eu sou evangelista da Igreja Batista em Belford Roxo, do pastor Claudio Marinho e sou ministro de louvor da Igreja Genuína do Pastor Niel Martins e nossa agenda está bem cheia. Também apresento o quadro Adoração Genuína da rádio CNT com o pastor Jessy Sueht.
Isso que me alegra, lembro que passava muito tempo no mundo, virando a noite fazendo coisas erradas que não me levavam a nada e hoje adorando ao Senhor quero fazer o dobro do que fazia no mundo.

No começo da entrevista você falou que era um cantor de funk e agora você é um adorador do Senhor como que é isso?
É assim, antes eu entendia que quando eu subia nos palcos e as pessoas gritavam, saía nas manchetes de revistas e jornais, entendia que tudo isso era para mim. Hoje em dia eu entendo que eu cantava, mas as pessoas adoravam e como adorador do Senhor eu procuro adorá-Lo em espírito e em verdade e com isso Ele tem abençoado minha vida grandemente e eu entendo que quando Ele disse que procura verdadeiros adoradores é porque existem os falsos e eu me enquadro nos verdadeiros e peço direção a Deus porque é muito difícil. Tem que ter compromisso com Deus e não com os homens. Peço sim que Ele coloque homens de Deus no meu caminho para me ajudarem a prosseguir na meta da salvação e adoração. E Ele tem colocado homens como Pr. Niel Martins, Pr. Jessy Sueht, Evang. Castro e o meu pastor Claudio Marinho.

Resume pra gente como foi a sua conversão
Eu não estava mais cantando funk, estava com uma banda de pop rock fazendo vários shows em casas noturnas. Lembro que estava dentro do Studio gravando uma música de um compositor muito famoso e lá dentro comecei a chorar muito então saí e comecei a lembrar de quando eu visitava a igreja com meus avôs. Falei para eles (a banda) que não queria mais cantar (ele era o vocalista). Na época os integrantes da banda e o empresário pararam de falar comigo. Disseram que teria diversas complicações para mim e Deus me honrou muito porque a maioria dos músicos que tocavam comigo na noite, hoje compõe a minha banda. A empresária é minha amiga. E Deus tem abençoado o meu ministério.

Quando e onde sera o próximo evento?
Teremos agora no dia 03 de julho a segunda vigília, que é toda a primeira sexta-feira lá em Iguaba Grande no Espaço Gospel às 22h. Nos dias 4 e 5 de julho nós temos uma viagem para Brasília. Toda segunda temos culto no Espaço Gospel no encontro de adoradores genuínos com a direção do pastor Niel Martins e tem mais coisas, mas não estou com minha agenda aqui. (risos)

Como foi a primeira vigília?
Na primeira vigília nos surpreendemos, não esperávamos tanta gente. Foi uma bênção. Teve um encontro de adoradores como Filipe Máximo, o grupo Deus é fiel, o Ministério Cidade de Luz, Amanda Lopez, Dyane, Eliane Nunes, Rosana Sanches, Fontes de Água Viva e outros. Acabou às sete horas da manhã. Mas a melhor presença foi do Senhor Jesus.

A entrada é franca?
Sim. Na primeira vigília algumas pessoas estavam querendo comprar o ingresso, pois havia sido divulgado que a entrada seria 15,00, mas não tem nada disso. É de graça!

Telefone para contato
(21) 8643 - 9362 ou zadoque.com.br

Renata Tricárico Pires
Entrevista cedida no dia 20 de junho de 2009