Querer, poder e conseguir em nome de Jesus!

O meu Deus é o Deus do Impossível

quinta-feira, 18 de março de 2010

Evento Evangelístico na Praia de Botafogo

Entrevista Secretário da Conbraie Pr. Jorge Novoa

Entrevista com vereador João Mendes


Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus João Mendes de Jesus se tornou um importante representante do povo de Deus na vida política que vem exercendo. Atualmente JMJ é vereador pelo partido PRB/RJ. O baiano que parece ter coração carioca é presidente da Comissão dos Idosos na Câmara dos Vereadores do Rio de janeiro - Projeto de lei nº 103/2009. Em entrevista cedida a CONBRAIE ele falou um pouco do seu trabalho como parlamentar, dos projetos que estão em pauta para este ano de 2010 e mostrou bastante interesse pelo bem estar dos anciãos.
Repórter da CONBRAIE Renata Tricárico Pires
Obs: Entrevista cedida pela CONBRAIE


CONBRAIE: Como surgiu este projeto voltado para os idosos? Eles que já fizeram tanto pela sociedade, mas a própria sociedade não reconhece o valor que eles tiveram e ainda hoje têm.

JMJ - É verdade! Eu me interessei muito por este projeto. A Comissão me dá uma alegria muito grande até porque tenho meus pais que também já são idosos e eles têm me dado uma experiência muito grande, porque eu tenho cuidado dos meus pais. Meu pai estava com 90 anos e teve um AVC (acidente vascular cerebral), então ele tem uma dependência e nós cuidamos dele. E a Comissão do idoso vai ratificando algumas das ações que eu já vinha fazendo em família e agora tenho transferido isso para a sociedade carioca. Essa Comissão recebe diariamente telefonemas de pessoas idosas que são maltratadas, idosos cujos filhos os abandonam nas ruas ou asilos públicos sem um mínimo de condição e nós temos acompanhado isso; inclusive visitando algumas entidades para melhorar a qualidade do atendimento ao idoso. É um trabalho grande, mas tem sido bastante proveitoso para nós.

CONBRAIE: Bispo dizem que religião, política e futebol não andam juntos; então, política e religião andam juntas?

JMJ:
Eu descobri o seguinte, a religião, a questão da fé não se discute. Eu não discuto, eu prego! Aceite ou não eu estou pregando o que eu creio o que é Jesus Cristo como Senhor da nossa vida. Agora são coisas distintas, nós somos preparados para exercer diversas atividades. O homem não é apenas unidirecional ele pode exercer atividades múltiplas. Ele pode se tornar um pastor, um cristão, ele pode ser comerciante, ele pode ter atividades profissionais ou preferências também por outras coisas, como por exemplo, gostar de futebol e ter sua fé em Jesus e ter sua religião qualquer que seja ela. Eu acho que o homem tem essa capacidade de multiciplidade. Agora, um detalhe como parlamentar e sendo eu também uma pessoa cristã, um homem que crê na bíblia sagrada, a gente observa os caminhos que estão sendo traçados dentro do legislativo. Se alguma coisa fere o evangelho ou atrapalha ou venha dificultar que o evangelho seja pregado, nós temos que interceder com projetos e modificar fazendo uma emenda. Por exemplo, na Câmara tinha um projeto que impedia de fazer qualquer festividade grande nas praias do Rio de Janeiro. E a gente analisando junto com outros vereadores observou que há eventos que são bastante agressivos as comunidades que moram próximas as praias, especialmente da Zona Sul. Existem eventos grandes, com cantores famosos que vêm e que levam milhões de pessoas para as praias e ali causam muitas desordens, bagunças, sujam, urinam nas calçadas e etc. E muitos dos nossos eventos não! Nós não somos desordeiros, somos um grupo disciplinado, pacato. Então quando esta lei chegou a Câmara nós trabalhamos para impedir que isso fosse aprovado de uma forma genérica, mas que se isentasse os cultos religiosos. Aí nós trabalhos com cultos de toda natureza, pois não podemos discriminar os cultos. Nós gostamos de fazer cultos nas praias. Por que nós seríamos proibidos de fazer se não danificamos os canteiros, se somos ordeiros? Então a Câmara concordou com os nossos argumentos e assim conseguimos isentar as igrejas da não permissão de participar dos eventos na orla das praias do Rio de Janeiro. Sendo parlamentar podemos interferir nessas leis.

CONBRAIE – Quanto à questão das aulas de religião nas escolas públicas e estaduais, o senhor é a favor?

JMJ – Há uma corrente das religiões serem ensinadas dentro das escolas públicas. Nós somos contrários a isso. Escola é um lugar de se aprender as coisas que vão servir para pautar a vida profissional do indivíduo, coisas que vão servir para formação educacional. Não se pode estar nas escolas públicas e estaduais, ensinado qualquer que seja a religião. Nesse projeto nós também intervimos; fomos contrários ao ensino religioso nas escolas e ganhamos. Agora, quem coloca seus filhos em colégios particulares que já têm seus nomes, como Colégio Santo fulano de tal, sabe que ali tem uma religião. Mais a escola pública não pode ter isso.

CONBRAIE – COMO É REPRESENTAR O POVO DE DEUS COMO PARLAMENTAR. É COMO DANIEL DA COVA DOS LEÕES?

JMJ – Não! Não chega ser assim. Há um respeito por nós como cristãos. Por exemplo, no meu aniversário outro parlamentar veio me parabenizar. Ele me disse: - João, eu não tenho como dizer Deus te abençoe. Quem sou eu para falar isso para você? A nossa presença no Legislativo é favorável a igreja. Nós conseguimos sinal verde na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro para que as igrejas ficassem fora do pagamento da contribuição para custeio da iluminação pública. Foram 34 votos a favor e 3 contra. A emenda modificativa isenta as igrejas e templos de qualquer culto, do pagamento do tributo. Claro, existe muita inveja. Nossa campanha é feita sem muitos custos, isso incomoda. Estar na cova dos leões? Acho que lá dentro é como se fosse antes de ir para a cova. (risos)

CONBRAIE – QUAIS SÃO OS SEUS PROJETOS PARA ESTE ANO DE 2010?

JMJ – Temos muitos projetos para esse ano. Muitos! Olha, essa é em primeira mão! Um deles é melhorar o sistema da porta automática dos bancos, onde nós sabemos que o guarda fica com um botão na mão e muitas pessoas passam por constrangimentos ao terem que abrir suas bolsas. Também vamos continuar com os projetos que visam alcançar as pessoas mais carentes. Vamos continuar visitando os bairros com serviços de ginecologia e isenção de documentos. Devemos focar nosso trabalho este ano na Zona Oeste. Também tem meu gabinete que fica aberto das 8h às 21h. Meu gabinete é o mais procurado, parece até a porta do SUS. A procura por emprego é a área mais procurada. Temos parcerias com algumas agências de emprego, assim podemos mandar os candidatos que nos procuram para fazerem o processo seletivo. Em 2009 obtivemos bom êxito colocando 300 pessoas no mercado de trabalho. O nosso trabalho foi constituído para isso. A maneira de retribuir os votos é essa. Ajudar a sociedade de um modo geral.

CONBRAIE – Falando nisso, quero pedir ao senhor para deixar seus contatos para o eleitorado lhe procurar caso haja alguma necessidade que seja de sua competência resolver.

JMJ – Têm os telefones 21 3814-2164 / 21 3814-2575. Meu e-mail é joaomendesdejesus@camara.rj.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . O gabinete fica na Praça Floriano s/nº - Gab. 804 Anexo Cinelândia – RJ, com uma equipe preparada para recebê-los.

CURIOSIDADES SOBRE O VEREADOR JOÃO MENDES DE JESUS - Como mérito da sua vida pública em 1999 foi condecorado com o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, e em 2001 com a Medalha Tiradentes. Eleito Deputado Federal, em 2002, mostrou atenção as questões sociais envolvendo os setores mais desprotegidos e sem voz ativa. Em 2008 foi eleito vereador pela cidade do Rio de Janeiro, com 20.005 votos, pelo PRB.

Entrevista com Stellamaris - Personal Trainner

Na sua opinião, os idosos têm se exercitado mais?
Ele não tiveram essa cultura, mas já aumentou um pouco. Eles caminham mais, porém não é a única maneira de se praticar exercícios.

O envelhecimento traz consigo uma série de modificações no organismo humano, as doenças aparecem em maior freqüência e com isso, o stress e a depressão. Neste caso, a atividade física pode ajudar?
Sim e muito! A partir dos 30 anos começamos a perder força e flexibilidade e com isso começam as lesões nas articulações, dores nos joelhos, lombar cervical e etc.

Quais as atividades físicas mais indicadas para os idosos?
Musculação, pilates e hidroginástica

Podemos considerar o sedentarismo como um vilão para a saúde de todos, mas principalmente para o idoso?
De todos, pois supomos que o jovem ou o adulto não esteja trabalhando. A vida sedentária é perigosa para qualquer idade.

Existe alguma ligação entre corpo saudável com mente saudável? Por que os idosos que praticam algum tipo de atividade parecem ter uma memória mais fresquinha.
O coração é uma bomba ejetora, isto é, ele só manda sangue quem retorna o sangue para o cérebro é o músculo. Por isso os idosos que se movimentam mais tendem a ter uma coordenação melhor.

Quantas vezes por semana é ideal para se exercitar?
O ideal é todo dia, assim como escovar os dentes, comer, tomar banho. Claro que sem excesso ainda mais para quem vai começar. Se não for possível o ideal é até 2 vezes por semana, 1 hora é melhor que nada.

Quais os efeitos funcionais resultantes das alterações musculares com o decorrer dos anos?
Menos força e flexibilidade, dificuldade para caminhar, sentar, levantar.

Para quem nunca fez nenhum tipo de atividade física, mas a partir de agora pretende fazer, o que você indica?
Musculação, pois podemos começar sem nenhuma carga, com poucas repetições, no ritmo adequado a pessoa.

Com tudo o que conversamos, podemos dizer que a atividade física tem sido considerada um fator determinante na manutenção e recuperação de funções orgânicas e musculares?
Sim, aumentando a força e a flexibilidade podemos fazer melhor as tarefas do dia a dia com maior facilidade e alegria.

Para fechar, existem indícios consideráveis de que os exercícios podem adiar ou reduzir doenças típicas da velhice?
Sim, e existem pesquisas que comprovam isso, e os médicos estão recomendando mais os exercícios.


Curiosidades de Stellamaris:
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós graduada em Musculação e Treinamento de força pela Universidade Gama Filho. Teve um grande crescimento profissional ao fazer especialização em treinamento de força na Academia Ney Pereira, quando conseguiu ótimos resultados com pessoas da 3ª idade e grupos especiais, além de muita experiência com ginástica, alongamento, dança, yoga, suplementação nutricional e técnicas de relaxamento.

Vocabulário da vida