Querer, poder e conseguir em nome de Jesus!

O meu Deus é o Deus do Impossível

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A origem do nome do bairro de Padre Miguel

Os pastores do bairro de Padre Miguel - localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro - sempre expressaram o desejo de que o nome do bairro fosse mudado para Pastor Miguel. Sou testemunha ocular das inúmeras vezes que algum político cristão comparecia no bairro, a aclamação do povo pedindo essa intervenção. Pois bem, resolvi então, matar a curiosidade deste povo em dizer quem foi este Padre e o porquê desta homenagem.

A antiga fazenda da Água Branca ostentou por muito anos, uma parada de trens a tradicional placa com o simpático nome "Moça Bonita". Nessa época o bairro de Moça Bonita se estendia até a praça Guilherme da Silveira, até que surgiu um personagem que mudou literalmente a história do bairro de classe média baixa.

O nome do bairro homenageia o Padre e Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon, espanhol da Andaluzia, vigário de Realengo. Nascido em 1879, Padre Miguel foi o criador da primeira Escola Regular da Região. Ele cuidava das almas de uma região enorme que ia até Madureira. O Padre teve um papel fundamental para o crescimento do bairro, além de colecionar amigos influentes como o Presidente Getúlio Vargas, Cadetes Castelo Branco, Medici, Costa e Silva, Ernesto Geisel... Por determinação do Presidente Getúlio Vargas, Padre Miguel tinha trânsito livre em toda a Escola Militar do Realengo, dando assistência religioasa à Instituição, sendo muito respeitado pelas autoridades locais. Mais isso não tirava sua humildade de estar entre o povo e continuar o trabalho comunitário. Como ele era um homem que apreciava a leitura, além de atendimentos espirituais, também ajudava no atendimento médico. O cinema nesta região foi trazido por ele. E o Padre foi o segundo personagem na Cidade do Rio de Janeiro a exibir filmes de curta duração, com imagens e movimentos perfeitos. Juntamente com os primeiros trabalhos de cinema, Padre Miguel incentivou o teatro amador e a Casa Paroquial transformou-se uma sala de projeção, abrigando também um teatro com os equipamentos necessários. O Padre faleceu em 19 de março de 1947, consternando toda a comunidade.

Bom, esse Padre merece todo o nosso respeito, não é mesmo? Afinal, ele fazia o trabalho de um verdadeiro cristão. E se alguém ainda deseja que o nome deste bairro seja mudado, comece agora a trabalhar tanto ou mais que este homem que possuía um nobre coração. Não seja como os fariseus, se é que você me entende. ;)

Espero que sua curiosidade tenha sido saciada! Fique na paz de Deus e até a próxima!

Fonte: Livro Realengo Meu bem querer e terras Realengas