Querer, poder e conseguir em nome de Jesus!

O meu Deus é o Deus do Impossível

Entrevistas

O cristão precisa de psicologia? Dra. Suely Barreto nos esclarece
Devido aos bombardeios diários, muitas pessoas estão sendo atingidas pela depressão e síndrome do pânico que são considerados o mal do século. E infelizmente e surpreendentemente, a igreja não está imune a isso. Por isso convei a psicóloga Suely Barreto, para esclarecer algumas dúvidas.

Renata Pires - Jesus é o maior psicólogo da humanidade. Sendo assim, dá para diferenciar a igreja da psicologia?

Dra. Suely Barreto - A psicologia tem muita haver com a igreja. Inclusive o início da psicologia foi exatamente com o confessionário, numa igreja católica, onde a pessoa fala e tem certeza do sigilo. Os passos que a psicologia segue, tem haver com a Bíblia no sentido da salvação, porque na psicologia a pessoa tem que reconhecer que tem um problema, tem que procurar ajuda para este problema e descobrir qual é este problema e liberar perdão para poder se curar. Então a gente pára e vê os passos da salvação; eu tenho que reconhecer que sou um pecador, tenho que procurar alguém que possa me libertar do pecado, aceitando Cristo com salvador e tenho que liberar perdão para as pessoas que me afetaram e aceitar o perdão de Deus. Então eu acho que a gente pode fazer esta analogia e trabalhar bem com estas duas coisas

Renata Pires - Muitas pessoas dizem que o crente não tem depressão ou que não pode sofrer de síndrome do pânico. Isso é um fato?

Dra. Suely Barreto - Não. Não é um fato, principalmente se você perceber, Jesus disse no Getsêmani: - Minha alma tem angústia e angústia de morte, e essa angústia é o pior tipo de depressão que existe. Então a depressão pode ser exógena (a pessoa tem uma perda e sofre por ela, mas com a ajuda da igreja, da oração e dos amigos, a pessoa chega à cura), e existe aquela que é endógena (ela é cerebral. Como se fosse um curto circuito na mente, que se não houver tratamento adequado, pode levar a pessoa ao suicídio). E preciso que haja o tratamento medicamentoso, psicológico e espiritual, os três andam juntos. Todas as coisas estão disponíveis aos homens.. O crente tem que orar e pedir para que Deus lhe mostre qual o melhor médico, pedindo sabedoria para dar o melhor diagnóstico e depois pedir a Deus que ajude naquela medicação. E quando você fica curado a glória é de Deus. Quando confio que Deus está agindo, tenho que lhe dar a glória.

Renata Pires - Dra, a senhora citou a passagem de Jesus no Getsêmani; Ele estava em depressão naquele momento?

Dra. Suely Barreto - Ele estava no mais alto grau de depressão. A depressão surge no momento em que a pessoa está consciente de que teve uma perda ou está tendo. A parte humana de Jesus estava lutando contra o Espírito, tanto que Ele disse: - Pai se for possível, passa de mim este cálice. A parte humana de Jesus já estava percebendo todo sofrimento que iria sentir. Algumas pessoas dizem que Ele não sentia dor. Sentia sim e muita dor. Cada chicotada daquela ou um pedaço de pele arrancada era muito dor como um de nós sentiria se estivesse lá. A situação de Jesus ali foi uma situação dolorosa, e Ele estava se entregando sabendo o que ia acontecer, e o pior de tudo que Lhe deu mais tristeza era saber que o momento que Ele estivesse na cruz, Deus se afastaria. Quando Ele disse: - Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? Porque Deus não tem comunhão com o pecado e Jesus naquele momento estava carregando todos os nossos pecados. Daí a sua depressão, de se sentir a perda do Pai naquele momento em que Ele estava sofrendo na cruz.

Renata Pires - Alguns pastores não aprovam que os membros de sua igreja procurem um psicólogo? Qual seu panorama quanto a isso?

Dra. Suely Barreto - Eu acho que é uma idéia errada, mas acho que isso está melhorando muito, graças até a rádio Melodia que tem permitido que a gente demonstre que existe a psicologia e existem aqueles que trabalham com psicologia e conhecem a Bíblia e a utilizam para ajudar as pessoas. Então os pastores têm que perceber que existe um determinado ponto que ele pode ir dali pra frente tem que ser um profissional. Do mesmo modo, se uma pessoa quebra a perna, o que ela faz? Fica orando para o osso voltar para o lugar? Não, imediatamente por está doente muito ela vai para o hospital procurar um médico, tirar uma radiografia e colocar um gesso ou fazer uma cirurgia. Por que então nós vamos nos preocupar com as medicações que vão auxiliar na dor da alma?

Renata Pires - O cristão pode buscar ajuda psicológica de um não cristão?

Dra. Suely Barreto - Bom, eu sei que existem bons profissionais, mas eu quero explicar o seguinte, não estou falando nada contra os meus colegas que não são evangélicos, mas quando nós somos evangélicos e vamos tratar um evangélico, nós sabemos tudo o que se passa por trás daquela dor que ele está sentindo, porque às vezes é uma dor de separação, de problema no casamento. Se a pessoa fala: - Ah, não estou fazendo a vontade de Deus, Deus gostaria que eu continuasse casado; para um psicólogo que não conhece a Bíblia, ele não tem percepção do que isso significa. É só essa a diferença, do fato do cristão saber o que significa a dor daquela outra pessoa porque ele conhece a Bíblia e conhece mais ou menos a doutrina de cada pessoa que vai ao seu consultório.

Renata Pires - A senhora têm atendido muitas pessoas, principalmente as mulheres. Em sua opinião as pessoas estão doentes da alma? E porque as mulheres são mais atingidas?

Dra. Suely Barreto - Porque a mulher é mais sensível, quando as coisas não estão indo bem, a primeira pessoa que sente e pede socorro é a mulher. É ela que recebe a maior carga emocional em um relacionamento, o homem às vezes vai levado pela mulher, mas em primeiro lugar é sempre ela quem procura socorro até mesmo do pastor, na situação de aconselhamento matrimonial. Às vezes não vai por vergonha ou porque o marido é obreiro da igreja, porque tem um cargo elevado, se ela for falar com o pastor, o marido não vai mais poder ser obreiro aqui; tem todo um contexto que eu digo que os de fora não entendem.

Renata Pires - Existem muitas pessoas dentro da igreja doente da alma, e ás vezes por causa do ministério, ela sente medo de procurar o pastor da igreja, então ela se fecha. Como a gente identifica uma pessoa que precisa de ajuda imediata?

Dra. Suely Barreto - Nossa igreja está cheia de gente doente, a igreja se preocupa muito com a cura do espírito, com a cura do corpo através da cura divina, o alcance da salvação, mas não se preocupa com a cura da alma, que é exatamente essa parte, porque a palavra psicologia vem de psique (alma) o estudo da alma. Jesus é o maior psicólogo, porque Ele é o autor, ele nos deu a alma, então Ele nos conhece, sabe perfeitamente tudo que precisamos. Dentro da Bíblia encontramos realmente receita para cura da alma, agora se aquela pessoa está afastada, triste, no canto, ou extremamente agressiva, uma mudança de comportamento; a gente tem que ter a sensibilidade e disponibilidade de chegar perto desta pessoa e perguntar: - Minha irmã o que está acontecendo? De repente é só uma oração, você faz uma oração com ela ou leva o caso para pastor ajudar de alguma forma, mas de repente aquela pessoa está realmente doente e precisa de um tratamento. Como vamos perceber isto? Se a pessoa está muito tempo triste sem motivo, porque quando tem um motivo é de fora para dentro ela teve uma perda entra em depressão e sai. Mais se não teve nenhuma perda, não teve nada, então isso é um sintoma que esta pessoa precisa de tratamento medicamentoso.

Renata Pires - E aquelas pessoas que não apresentam estes sintomas. Pelo contrário, estão sempre na igreja, é o chamado “pau para toda obra”?

Dra. Suely Barreto - Essas pessoas são mais difíceis de diagnosticar, mas mesmo assim a gente consegue porque são pessoas muito perfeccionistas, pessoas que cobram demais dos outros, você percebe uma neurose nessas atitudes que são incomuns. Porque é diferente uma pessoa estruturada de uma pessoa neurótica. A neurótica faz e quer que todos façam igual. Ele não admite que alguém seja diferente dele. Ele se acha sempre o melhor, os outros não valem nada. Isso não é nem um tratamento medicamentoso e sim psicológico mesmo, algo como infância difícil, um pai rígido, mãe castigadora. Isso tudo gera uma auto-estima baixa, relacionamento difícil com as pessoas, e até atrapalha o relacionamento dela com Deus.

Curiosidade: A Dra. Suely Barreto é da Igreja CBRIO - Barra, se formou em psicologia com graduação em psicologia clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e também trabalha com família, seguindo a linha rogeriana; (segundo ela a que mais se aproxima do evangelho), e está exercendo sua profissão há mais de 30 anos.

Crédito: Renata Tricárico Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário