Querer, poder e conseguir em nome de Jesus!

O meu Deus é o Deus do Impossível

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Negritude


Certa vez, ouvi uma história que muito me intrigou. Uma senhora de cor branca e muito devota na sua fé, vivia expressando seu descontentamento com as pessoas de pele negra, onde ficava evidente o seu racismo. Numa conversa sobre esse assunto com uma pessoa próxima, ela constatou algo que nunca antes havia pensado.

Aquela mulher, como muitas pessoas, tinha a imagem de um Jesus branco de olhos claros e cabelos longos e lisos. Uma aparência que os filmes e livros nos passam durante décadas. só que ela e muitos de nós esquecem de informações que a própria bíblia nos relata.

Você já se fez essas perguntas?: - Onde Jesus Nasceu? Resposta: Belém
- Onde está Belém? Responta: em Israel ou Antiga Judéia
- Onde fica este país? Resposta: no Norte do Continente Africano

Feitas essas perguntas e obtendo essas repostas, fica óbvio concluir uma certeza: "JESUS NÃO ERA BRANQUINHO E NÃO TINHA OLHOS AZUIS".

Deduzo que Jesus tinha a pele morena e bem queimada pelo sol, assim como seus cabelos. Sua fisionomia devia ser bem parecida com um descendente de árabe.

Ao se deparar com essas informações, aquela mulher ficou visivelmente abalada e decepcionada! Sua devoção, nunca mais foi a mesma. Racista como era, não poderia adorar um Deus possivelmente de pele escura.

Muitas pessoas como essa mulher tentam se enganar passando uma imagem de um Jesus diferente da realidade. Sofremos com a escravidão e mesmo após a abolição, ainda constatamos muito irregularidade racial, preconceituosa e desvio dos bons costumes. Os negros representam em nosso país a massa da pobreza. Os primeiros barracos nos morros cariocas foram construídos por eles, quando conquistaram a tão sonhada liberdade. Livres sim, mas sem condições alguma de reconstruírem uma nova história com dignidade. Hoje, são livres para trabalharem como empregados! Porém, não totalmente livres para obterem educação digna, cultura, e espaço nas universidades. Uma minoria consegue sair da condição de empregado e virar patrão.

Meu amigo Luciano Ciba, um negrão gente boa, me fez pensar sobre essas coisas. A cota para negros nas universidades é sim discriminatória e não resolve o problema da educação. Mas, ele perguntou com um brado de indignação: - O que resolve esse problema? Essa não seria uma maneira segura de crescer na vida, com estudo de qualidade?

Creio que sim amigo, mas jamais podemos nos apoiar nisso! O governo nos coloca numa posição de baixa escala ao aceitarmos somente esta maneira de subir na vida. Vemos essa verdade em comerciais de Tv, onde se tem várias crianças ou adultos brancos e apenas um negro. Aí dizem: - Ah! pelo menos tem um representante da raça! Também temos o exemplo do bolsa família e outros projetos que incentivam a pobreza e a dependência de um governo que tem OBRIGAÇÃO de ajudar os menos favorecidos, mas não passar isso como uma solução estável e revolucionadora.

O que fazer meu amigo? - Temos que estudar, estudar, estudar, orar, orar e orar, crer que Jesus nos liberta de dentro para fora dos paradigmas, dos preconceitos e das muitas barreiras que a vida nos apresenta. Viver é uma arte; fazer a diferença uma escolha; alcançar os sonhos mais distantes é uma meta; conquistar e manter a bênção é um ideal que precisamos buscar enquanto tivermos ar para respirar. Não podemos é parar, sentar e ver o tempo passar para mais tarde, não nos arrependermos de não termos feito nada para mudar! E crer somente; assim como o primeiro negro que entrou para escola de mergulhadores da Marinha americana: Carl Brashear. Os superiores diziam que um dia os negros conquistariam o espaço, mas que não seria ele. Aquele homem não estava nem aí para as opiniões alheias e nem se colocou na posição de coitadinho. Ele simplesmente creu para mudar a história não somente dele, mas de toda uma raça!


Assista o filme Homens de Honra e conheça a história baseada na vida de Carl Brashear.