Na sua opinião, os idosos têm se exercitado mais?
Ele não tiveram essa cultura, mas já aumentou um pouco. Eles caminham mais, porém não é a única maneira de se praticar exercícios.
O envelhecimento traz consigo uma série de modificações no organismo humano, as doenças aparecem em maior freqüência e com isso, o stress e a depressão. Neste caso, a atividade física pode ajudar?
Sim e muito! A partir dos 30 anos começamos a perder força e flexibilidade e com isso começam as lesões nas articulações, dores nos joelhos, lombar cervical e etc.
Quais as atividades físicas mais indicadas para os idosos?
Musculação, pilates e hidroginástica
Podemos considerar o sedentarismo como um vilão para a saúde de todos, mas principalmente para o idoso?
De todos, pois supomos que o jovem ou o adulto não esteja trabalhando. A vida sedentária é perigosa para qualquer idade.
Existe alguma ligação entre corpo saudável com mente saudável? Por que os idosos que praticam algum tipo de atividade parecem ter uma memória mais fresquinha.
O coração é uma bomba ejetora, isto é, ele só manda sangue quem retorna o sangue para o cérebro é o músculo. Por isso os idosos que se movimentam mais tendem a ter uma coordenação melhor.
Quantas vezes por semana é ideal para se exercitar?
O ideal é todo dia, assim como escovar os dentes, comer, tomar banho. Claro que sem excesso ainda mais para quem vai começar. Se não for possível o ideal é até 2 vezes por semana, 1 hora é melhor que nada.
Quais os efeitos funcionais resultantes das alterações musculares com o decorrer dos anos?
Menos força e flexibilidade, dificuldade para caminhar, sentar, levantar.
Para quem nunca fez nenhum tipo de atividade física, mas a partir de agora pretende fazer, o que você indica?
Musculação, pois podemos começar sem nenhuma carga, com poucas repetições, no ritmo adequado a pessoa.
Com tudo o que conversamos, podemos dizer que a atividade física tem sido considerada um fator determinante na manutenção e recuperação de funções orgânicas e musculares?
Sim, aumentando a força e a flexibilidade podemos fazer melhor as tarefas do dia a dia com maior facilidade e alegria.
Para fechar, existem indícios consideráveis de que os exercícios podem adiar ou reduzir doenças típicas da velhice?
Sim, e existem pesquisas que comprovam isso, e os médicos estão recomendando mais os exercícios.
Curiosidades de Stellamaris:
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós graduada em Musculação e Treinamento de força pela Universidade Gama Filho. Teve um grande crescimento profissional ao fazer especialização em treinamento de força na Academia Ney Pereira, quando conseguiu ótimos resultados com pessoas da 3ª idade e grupos especiais, além de muita experiência com ginástica, alongamento, dança, yoga, suplementação nutricional e técnicas de relaxamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário