A teoria da prosperidade tem crescido a cada dia nas igrejas. Umas a favor, que buscam respaldo bíblico, outras absolutamente contra, dizendo que é uma estratégia de pregação. Afinal, quem realmente tem razão? Em entrevista o pastor Kramo da Igreja União em Cristo na Taquara.
A teoria da prosperidade é bíblica?
Ao meu ver ela não é bíblica, pois é uma teoria que exclui totalmente a pessoa que não tem bem financeiros, humilha a pessoa de certa forma, impulsiona as pessoas a acumularem bens ao invés de repartir. Então eu não concordo com esta teoria.
Por que existem tantos evangélicos pobres?
O próprio Jesus Cristo disse certa vez quando Judas viu a Maria derramando aquele ungüento sobre Jesus, dizendo: “Jesus isso poderia ser vendido e repartido entre os pobres”. Então Jesus disse: “Os pobres sempre estarão no meio de vocês”. Ele admitiu que haverão pessoas pobres, então quem somos nós para irmos contra a palavra de Jesus?
A pobreza é sinônimo de humildade?
Nem sempre pobreza é humildade. Porque podem existir várias razões que podem levar pessoa a pobreza. Conheço pessoas que foram abençoadas por Deus, que receberam muitos bens, mas não souberam administrar o que receberam e depois se encontraram na pobreza.
Por isso que são poucos os membros que prosperam?
Com certeza. Sempre falo uma coisa; além da pessoa ser dizimista e ofertante, ela também tem que saber administrar os seus bens, ela tem que saber lidar com esse mundo consumista, cujo o próprio sistema leva a pessoa a pobreza. A pessoa tem que ter discernimento da forma como vai administrar seus bens. E reconhecer também o nível social que ela tem que se adequar.
Os grandes homens de Deus do passado (no velho testamento, eram homens prósperos. Que conquistaram tamanha prosperidade, depois de obedecerem à voz de Deus. O que acontece nos dias atuais onde vemos tanta pobreza? É por causa da desobediência? A prosperidade está ligada a obediência?
Prosperidade está ligada a obediência! Nem todo mundo neste mundo será próspero. O que Jesus nos prometeu, foi nos dar o necessário!
Por que o povo evangélico, é um povo que possui pouca cultura e trabalha mais como servo do que como cabeça. A igreja ensina isso?
A igreja não ensina isso. A própria bíblia não ensina isso. Nós temos o exemplo de Jacó que o sogro quis dar um salário muito grande para que ele permanecesse trabalhando com ele. E Jacó definiu o seu salário. Se foi e Deus o abençoou em tudo. O povo de Deus tem que saber que em suas mãos há bênção do Senhor e se ele quiser ser cabeça ele tem que permanecer obediente aí Deus vai prosperar os seus caminhos.
O que Jesus quis dizer quando mencionou que dificilmente um rico entraria no reino de Deus?
Ele quis dizer que se rico se apegar aos seus bens, trocando a sua segurança em Cristo pelo segurança de suas finanças ele não entrará no reino dos céus. Jesus tem que ser o maior tesouro do indivíduo, e não dos bens materiais.
Os valores espirituais, como buscar o reino de Deus e sua justiça estão esquecidos entre os da fé?
Com certeza. Muitas pessoas estão fazendo do evangelho um estilo de vida e não uma doutrina. Quando falamos de doutrina, significa que a pessoa busca a Deus para andar em conformidade com Ele independentemente se vai receber ou não alguma bênção em troca. Mas infelizmente essas pessoas não andam com Deus por aquilo que Ele representa para elas e sim pelo que podem vir a receber de Deus.
Por que alguns líderes tem melhoria de vida, andam com os melhores carros, melhores roupas, comem do bem e do melhor, quando o povo é dizimista fiel, mas andam a pé?
Amados irmãos, quando eu era membro de uma igreja, critiquei um líder e quero abrir meu coração aqui. Ele andava em um bom carro, tinha boas roupas. Mas eu não sabia a história dele. Aquele homem começou debaixo, orando pelo povo, chorando pelo povo. Ele liderava uma igreja humilde e Deus o abençoou. Por que ele não usufruiria das bênçãos que Deus deu para ele? Claro, este homem não pode escandalizar, mas a verdade é que se Deus o prosperou ele pode usufruir, mas com muita sabedoria. Agora, os membros também que recebem a Palavra de Deus, ministrada por este líder, se seguirem o caminho da mensagem, com certeza Deus vai abençoar através da fé e da busca intensiva desta pessoa.
E se mesmo assim, o membro sendo fiel, dedicado, zeloso e obediente não prosperar, ele pode se indignar contra Deus?
Não pode! Ele deveria se perguntar: O que está de errado na minha vida? Onde estou errando? O que preciso fazer mais, para alcançar a prosperidade? De repente é um pequeno detalhe que ele nunca atentou, é que vai fazer sua vida mudar. Por outro lado, eu creio de fato e de verdade nesse Deus que supre as necessidades e que prospera o caminho daquele que o seu coração não vai se apegar aos bens materiais.
Renata Tricárico Pires
Entrevista concedida em Abril de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário